Óleos para os cabelos - Para que serve cada um?


Desde os tempos de nossas avós já ouvíamos sobre os benefícios que os óleos podem proporcionar aos cabelos e a pele. Ou seja, são produtos usados há anos para beneficiar e nos ajudar em nossos cuidados diários.

Eu sou a louca do óleo na hora de fazer aquela hidratação, nutrição e reconstrução power dos fios, principalmente por ter o cabelo cacheado, estou sempre em busca de óleos que possam proporcionar brilho, sedosidade, força e maciez aos meus cachinhos.


Dessa forma, resolvi trazer pra vocês algumas informações que são extremamente importantes na hora de escolher qual o melhor óleo para nossos cabelos, dependendo do que cada um precisa.

Então vem comigo entender um pouco mais dos benefícios dessas maravilhas para a saúde dos cabelos e como você pode aproveitar cada um pra fazer aquela hidratação, nutrição ou reconstrução que seu cabelo merece!

ÓLEO DE CENOURA

Óleo de Cenoura
Imagem retirada do google

A cenoura é um alimento que trás inúmeros benefícios para nossa saúde, como melhora na digestão, previne o envelhecimento precoce, câncer, bem como ajuda a mantar aquele bronzeado lindo. Mas além de tudo isso ela também é uma forte aliada para os cuidados dos cabelos.

O óleo de cenoura é rico em vitamina A e E, betacaroteno, ferro, magnésio, zinco, promovendo uma nutrição capilar potente, deixando os cabelos maios e hidratados, bem como melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, evita caspas, pontas duplas e promove o crescimento.

Esse é o tipo de óleo que você pode usar desde uma umectação à uma forma de proteger seu cabelo do ressecamento causado pelo shampoo. Basta basta apenas adicionar algumas gotinhas no frasco e você vai perceber que seu cabelo fica menos ressecado após o uso do shampoo.

Ele é o ingrediente perfeito para sua nutrição.

ÓLEO DE COCO

Os Benefícios do Óleo de Coco - Dr. Victor Sorrentino
Imagem retirada do google

Esse é praticamente o óleo mais comum usado em tratamentos capilares, tendo ganhado o coração principalmente das cacheadas, dado o seu alto poder de nutrição e hidratação.

Dentre suas propriedades podemos citar proteínas, vitamina K, vitamina E, ácidos graxos, ferro, gorduras saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas.

É o tipo de óleo perfeito para quem busca tratar da saúde do couro cabelo, haja vista suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, que agem amenizando a oleosidade em excesso, caspas, entre outros problemas nessa região.

Além disso, o óleo de coco combate a opacidade e quebra dos fios, graças a hidratação profunda que proporciona, bem como retém a umidade no fio, deixando-o hidratado por mais tempo, protege os fios dos danos causados pelo sol, poluição, sol, cloro, calor emitido pela chapinha, secador, etc, possui alto fator condicionante, protege a cor de cabelos tingidos, mantendo-os coloridos por mais tempo, sela as cutículas dos fios e ainda é um forte aliado para evitar piolhos.

Olha só quantos benefícios em um único óleo! Não é à toa que ele é um dos preferidos na hora de cuidar das madeixas!



ÓLEO DE BABOSA
Como Fazer Cabelo Crescer com Óleo de Babosa Caseiro!
Imagem retirada do google

O famoso aloe vera, extraído daquela plantinha que a gente tanto ama e que sim, já pediu uma para alguma vizinha na hora de fazer aquela mega hidratação no cabelo. Quem nunca usou babosa para cuidar do cabelo?

O óleo de babosa é perfeito tanto para cabelo cacheado, quanto o liso, pois reduz o frizz, deixando os fios alinhados, definidos e bem comportados.

Ele também é um grande aliado no combate à quebra e queda dos fios, deixando os mesmos mais fortes, além de também ajudar no controle do volume e na reconstrução, cuidado extremamente importante para quem tem percebido o cabelo sem vida, opaco, elástico e quebradiço.

É um óleo que contém queratina natural, então ele ajuda a repor a queratina perdida pelos processos de coloração, descoloração, alisamentos e relaxamentos químicos. Dessa forma, justamente por isso, esse óleo deve ser usado com moderação, pois pode causar ressecamento dos fios, se usado em excesso.

Assim, use, mas não abuse, certo?

ÓLEO DE SEMENTE DE UVA
Óleo Semente de Uva 1 Litro Puro Prensagem a Frio no Elo7 | Aroma ...

Imagem retirada do google

Esse óleo é perfeito para quem tem o cabelo oleoso ou misto, em razão de um elemento emoliente e pouco gorduroso existente em sua composição, o beta-caroteno, que é um pigmento natural presente em diversos tipos de alimentos e faz parte de um grupo maior de nutrientes conhecidos como carotenoides.

O óleo de semente de uva é indicado para tratamentos de crescimento, nutrição e hidratação, proporcionando brilho e força aso fios.

É ótimo para fazer aquela hidratação quando o cabelo se encontra com as pontas mais ressecadas, ou para prevenir queda e combater caspas.

Por ser um óleo mais leve, ele não deixa o cabelo pesado ou engordurado, sendo assim uma ótima pedida para quem quer fazer umectação e tem cabelo liso ou que tende a ser mais oleoso. 

ÓLEO DE AMÊNDOAS
ÓLEO VEGETAL DE AMÊNDOA DOCE 100 ML – www.aromatools.com.br
Imagem retirada do google

Se o que você quer é um poderoso aliado para dar brilho e combater o ressecamento dos fios, esse é o óleo que você precisa.

O óleo de amêndoas é rico em vitaminas B1, B2, PP, B5, B6, pró-vitamina A e substâncias minerais, sendo mais conhecido para cuidados com a pele. Mas o que muita gente não sabe é que ele é ótimo para tratar cabelos ressecados, com frizz e pontas duplas.

Para os cabelos coloridos ou descoloridos, que tendem a ficar mais ásperos, ressecados e porosos, ele age como um restaurador, devolvendo brilho e maciez aos fios.


ÓLEO DE ARGAN
Descubra por que o óleo de argan é tão poderoso
Imagem retirada do google

Esse óleo também já é bem conhecido no grupo de produtinhos que fazem milagres na hora de cuidar dos cabelos. É um óleo extraído do fruto proveniente da Argania spinosa, uma árvore originária do Marrocos, sendo considerado um produto raro.

Com nutrientes que beneficiam a saúde capilar, o óleo de argan é um ativo bastante conhecido por seus inúmeros benefícios.
Ele é tão potente que é indicado até mesmo para cuidados que visem a restauração e nutrição dos fios mais danificados.

O óleo de argan contém em sua composição ácidos graxos, que podem ajudar o cabelo seco ou poroso a ficar mais macio e flexível, além de ser extremamente rico em vitamina E, sendo também e antioxidante, inibindo a ação dos radicais livres em nosso organismo.

Dentre seus benefícios podemos citar hidratação profunda de cabelos naturais ou tingidos, combate queda, caspa, coceiras e demais irritações no couro cabeludo, bem como proporciona melhor elasticidade dos fios.

ÓLEO DE RÍCINO
ÓLEO VEGETAL DE MAMONA 100ML - CRIATIVA FORMAS E ESSÊNCIAS - Tudo ...

Imagem retirada do google

Se é crescimento que você quer, aposte no óleo de rícino.

Ele é extraído da mamona e é rico em propriedades antioxidantes, ômega 6 e ômega 9, e vitamina E, nutrientes responsáveis por fortalecer e ajudar os fios a crescerem saudáveis e fortes.

Além de ser um dos principais aliados na busca de fios longos e saudáveis, ele também proporciona restauração dos fios, por meio do ômega 6 e o ômega 9, que são ácidos graxos essenciais, que assumem a missão de selar as cutículas.

O óleo de rícino também pode ser usado para dar aquela dose extra de hidratação para o cabelo, pois os ácidos graxos contidos no mesmo, citados anteriormente,  formam uma película ao redor da fibra capilar, o que impede a perda de água.
Uma outra dica para o uso desse óleo poderoso, é tê-lo como aliado para combater a oleosidade excessiva do couro cabeludo. Basta passar um pouco do óleo de rícino no couro cabeludo durante o banho, massageando bem e retirando logo em seguida.

Por fim, lembre-se que o óleo de rícino é sim um forte aliado na conquista do longo dos sonhos, mas ele não faz todo o trabalho sozinho, tá? É preciso investir em cuidados que proporcionam limpeza e hidratação dos fios para ter um ótimo resultado.



Esses são apenas alguns dos muitos óleos que temos a nossa disposição para cuidar do  nosso cabelo. Quis trazer pra vocês alguns dos principais e mais usados, pois são os que geralmente estão nos meus cuidados com meus cachos e que vez ou outra vocês verão em algum vídeo de spa day ou receita de hidratação no canal.

Espero que tenham gostado e que o post tenha servido para ajudar vocês nos cuidados com seus fios.

Compartilhe com sua família e amigos que também querem manter os cabelos saudáveis e bonitos sem gastar muito, pois além de toooodos os benefícios desses óleos, eles também são facilmente encontrados em farmácia, supermercados ou lojas de cosméticos por preços que variam de R$5,00 a R$30,00, dependendo da marca e tamanho do frasco.

Bjs... Fiquem com Deus!

Comentários